[vc_row css_animation=”” row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” angled_section=”no” text_align=”left” background_image_as_pattern=”without_pattern”][vc_column][vc_column_text]Você já teve um Zé do Caixão? Deu uma volta no Fafá de Belém? Compraria um Cornowagen? Estes são apelidos dados pelos consumidores a modelos que foram apresentados ao mercado e foram rebatizados pelos clientes. Do Ford Bigode ao NhecoSport, conheça alguns nomes curiosos que os brasileiros atribuíram a modelos de veículos.[/vc_column_text][vc_single_image image=”100632″ img_size=”full” add_caption=”yes” qode_css_animation=”” css=”.vc_custom_1606333853055{margin-top: 32px !important;}”][vc_column_text]As montadoras possuem equipes especializadas que estudam o mercado, avaliam o significado das palavras em diversos idiomas e até a sonoridade e a escrita antes de apresentarem um novo modelo de veículo no mercado.
É claro que as vezes há alguns deslizes, como o caso do utilitário sul-coreano Kia Besta, que devia fazer referência ao melhor da categoria A (“best A”), nome bastante sugestivo para os países de lingua inglesa, mas depreciativo no Brasil, por se referir a um animal de carga ou um indivíduo estupido, ignorante.
Agora, o que é mais curioso é que apesar de todo esse estudo realizado pelas fábricas, nada pode evitar os apelidos dados pelos consumidores aos veículos. Estes batismos paralelos em alguns casos substituem os nomes originais e passam a ser a forma como o veículo fica conhecido no mercado.
Vamos relembrar alguns modelos rebatizados pela criatividade popular.
CORNOWAGEN[/vc_column_text][vc_single_image image=”100633″ img_size=”full” qode_css_animation=”” css=”.vc_custom_1606333945027{margin-top: 32px !important;}”][vc_column_text]Na metade da década de 60, a Volkswagen resolveu colocar teto solar no Fusca e aí nasceu o Cornowagen, uma brincadeira indicando que o dono de um destes modelos havia sido traído e precisava de uma abertura no teto para acomodar os “chifres”. Não precisa dizer que durou pouco no mercado.
ZÉ DO CAIXÃO[/vc_column_text][vc_single_image image=”100634″ img_size=”full” qode_css_animation=”” css=”.vc_custom_1606334013431{margin-top: 32px !important;}”][vc_column_text]Mais um modelo VW vítima da criatividade e irreverência brasileira. Em 1968, a montadora alemã decidiu lançar uma versão quatro portas do Fusca, dando origem ao Volkswagen 1600. Com uma aparência quadrada e mais comprida e as quatro maçanetas das portas lembrando alças, foi associado à um caixão de defunto. O batismo de “Zé do Caixão”, o personagem do cineasta de filmes de terror José Mojica Marins, foi imediato e o modelo “morreu” em 1970.
GOL BOLINHA[/vc_column_text][vc_single_image image=”100635″ img_size=”full” qode_css_animation=”” css=”.vc_custom_1606334070149{margin-top: 32px !important;}”][vc_column_text]Quando surgiu em 1980, o Gol tinha formas quadradas (em destaque na imagem acima) e tinha o mérito de ser um modelo desenhado pela fábrica VW brasileira e exportado para diversos paises. Em 1994, depois de sucessivos recordes de vendas e produção, a marca resolveu dar formas mais arredondadas e lançou a segunda geração do modelo, o VW Gol G2, que ganhou o carinhoso nome de Gol Bolinha. Ainda hoje o VW Gol está em produção e já está na geração G7, com muita semelhança com o seu irmão Bolinha.
TUBARÃO[/vc_column_text][vc_single_image image=”100636″ img_size=”full” qode_css_animation=”” css=”.vc_custom_1606334127998{margin-top: 32px !important;}”][vc_column_text]Mais um modelo que foi recorde de vendas e ganhou um apelido carinhoso após a reestilação. O Chrevolet Monza foi lançado em 1982, primeiro na versão hatch e em seguida na versão sedan, e foi sucesso de vendas por anos seguidos. Em 1991, a GM lançou a versão reestilizada do Chevrolet Monza, que ganhou o apelido de Tubarão por causa da frente, com uma grade que lembrava o peixe.
PÃO PULLMAN[/vc_column_text][vc_single_image image=”100637″ img_size=”full” qode_css_animation=”” css=”.vc_custom_1606334223839{margin-top: 32px !important;}”][vc_column_text]Parece que os modelos VW eram os alvos preferidos do bom humor nacional. Desta vez a “homenagem” foi para a perua Kombi, um dos modelos mais longevos da história automotiva brasileira (a primeira saiu das linhas de montagem em 1957 e só foi encerrada a produção em 2005). O desenho da Kombi se assemelhava ao formato da embalagem do pão de forma e por isso o apelido de Pão Pullman.
BOTINHA ORTOPÉDICA[/vc_column_text][vc_single_image image=”100638″ img_size=”full” qode_css_animation=”” css=”.vc_custom_1606334639685{margin-top: 32px !important;}”][vc_column_text]Esse foi um modelo que mudou de nome, mas manteve o mesmo formato. Incialmente, quando lançado em 1984, foi batizado de Fiat Uno e em 1990 ganhou o sobrenome Mille. No total foram 30 anos com um desenho quadrado que, embora tenha sido um sucesso de vendas, não escapou da criatividade nacional que o batizou de Botinha Ortopédica.
FAFÁ DE BELÉM[/vc_column_text][vc_single_image image=”100639″ img_size=”full” qode_css_animation=”” css=”.vc_custom_1606334334062{margin-top: 32px !important;}”][vc_column_text]Esse é um apelido dado apenas aos modelos Fusca 1979 com motor 1.600. O veículo havia acabado de passar por mais uma das inúmeras mudanças estéticas aplicadas em seu projeto ao longo do tempo. Entre outros aperfeiçoamentos, foram adotadas novas lanternas traseiras, maiores e em formato circular (veja a diferença no destaque na foto acima). Não demorou muito para que os consumidores associassem as volumosas lanternas do Fusca aos fartos seios da cantora paraense Fafá de Belém.
NHECOSPORT[/vc_column_text][vc_single_image image=”100640″ img_size=”full” qode_css_animation=”” css=”.vc_custom_1606334498605{margin-top: 32px !important;}”][vc_column_text]Mas não apenas os veículos mais antigos que ganham apelidos. Quando foi lançado em 2003, a Ford optou por usar a plataforma do Fiesta em um carro mais alto, com estepe do lado de fora e estilo “off-road”. Para conter custos e oferecer um SUV a preço competitivo, a Ford abusou na utilização de plástico no acabamento interno, especialmente no painel de instrumentos e na pesada porta do bagageiro. Não levou muito tempo para surgirem os barulhos. O “nhec nhec” do ruído deu origem ao trocadilho. E mesmo com o atual Ecosport muito superior neste quesito, há quem ainda o chame de Nhecosport.
E você? Lembra de algum modelo com apelido estranho, carinhoso ou divertido. Comente, compartilhe e complete esta lista criativa que está sempre crescendo.
Não acredita que existam outros modelos rebatizados? Pesquise pelo Brad Pritt ou pelo Sapão. Agora é com vocês.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]