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A cor da mancha sob o veículo ajuda no diagnóstico

A cor da mancha sob o veículo ajuda no diagnóstico
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Mancha de fluído sob o carro? Então fique atento à cor do líquido. Isso pode auxiliar no diagnóstico e identificar o local do vazamento. Confira!

O cliente tira o carro da garagem e nota uma mancha no piso. Esse é um aviso que há um vazamento em algum lugar e ele vai precisar dos serviços de uma oficina mecânica.

O vazamento em qualquer dos sistemas ou componentes do carro não é um grande problema, porém, negligenciar o reparo pode causar um dano ainda maior e prejuízos de grande soma ao proprietário.

Essa é uma situação que pode ocorrer em qualquer veículo, porém, é muito mais frequente em casos onde há um descaso nas rotinas de manutenção preventiva e descuido nas inspeções periódicas e substituições programadas.

Para facilitar a vida do reparador automotivo e ajudar no diagnóstico da origem do vazamento, é importante que, ao conversar com o motorista do veículo, o técnico tente identificar o ponto sob o veículo onde o cliente observou a mancha e qual a coloração do fluído no piso.

Essas informações ajudam a entender qual o tipo de líquido que está vazando e os possíveis componentes que estão comprometidos.

Todo líquido, seja combustível, lubrificante, aditivo, fluido hidráulico ou qualquer outro, trabalham em ambientes estanques e vedados, assim, não deve existir a possibilidade de vazarem para o ambiente externo, nem receberem a entrada de contaminantes ou substâncias em seu percurso de atuação.

Para facilitar esse trabalho, o Caderninho SABÓ listou a aparência e os pontos de origem dos principais fluidos utilizados no veículo. Acompanhe os tipos de substância e sua cor:

Espesso marrom-claro ou preto – Esse é o mais fácil de identificar. Em geral, é lubrificante que é utilizado dentro do motor. Quando uma mancha com essa característica aparece sob a parte da frente do carro, é bem provável que exista um vazamento. Uma boa dica é acompanhar o rastro de óleo que causou a mancha. Isso indicará o ponto de vazamento, que pode ser uma junta ou um retentor danificado, um amassado no cárter ou dano no filtro de óleo, bloco ou cabeçote.

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Avermelhado e fino ou grosso e marrom – Embora possa se assemelhar com o óleo lubrificante, esse fluido é um pouco mais espesso e, geralmente, a mancha no piso está mais próxima ao centro do carro. Algumas transmissões mais atuais têm um líquido vermelho, mais fino que o óleo e mais simples de ser reconhecida. O vazamento pode ocorrer de um selo de transmissão ou junta deteriorada.

Avermelhado ou castanho-claro e fino – Com essas características é bem provável que o problema seja na direção hidráulica. Embora a cor também possa confundir, o que ajuda a identificar é a localização do vazamento, que deve estar na região bem próxima à parte da frente do veículo.

Pode variar da cor transparente até o marrom e tem consistência escorregadia – Acionado o sinal de alerta para esse tipo de vazamento, pois isso indica problemas no sistema de acionamento dos freios do veículo. Quando o nível do fluido de freio baixa demais pode ocorrer a perda de eficiência de frenagem e ocasionar acidentes graves.

Como a coloração vai modificando com o uso e o tempo, podendo ir do transparente ao marrom, e pode ser confundida com o óleo do motor. Assim, é importante verificar a viscosidade desse óleo, pois ele é mais escorregadio que o de motor. Um simples exame com a ponta dos dedos no fluido que vazou no chão da garagem pode eliminar dúvidas. Quanto mais escorregadio nos dedos, maior a probabilidade de ser o óleo de freio.

Amarelo, verde ou rosa – A solução do líquido de arrefecimento pode variar de acordo com o aditivo usado na mistura. Uma das funções do aditivo é evitar que o líquido de arrefecimento superaqueça ou congele e também a corrosão dos componentes. Existem 3 tipos no mercado, o orgânico, o inorgânico e o híbrido.

As variações de cores são meramente comerciais e não influenciam nas propriedades ou no desempenho dos fluidos. Na maioria das vezes, os fluidos orgânicos costumam ter a cor amarela, rosa ou vermelha, enquanto os inorgânicos são verdes ou azuis. A regra neste caso é simples: se estiver colorido, é o líquido de arrefecimento.

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Importante: de acordo com tipo de veículo e uso, existem vários reservatórios de fluidos que precisam ser checados periodicamente, assegurando suas características e propriedades.

Quando esses fluidos perdem volume ou têm sua qualidade afetada, isso pode ocasionar severos danos aos componentes e aos sistemas do veículo, sem falar na segurança dos ocupantes e no prejuízo financeiro.

Os fluidos mais importantes que devem ser verificados periodicamente são:

  • Óleo de motor.
  • Líquido de arrefecimento.
  • Fluido de direção hidráulica.
  • Fluido de freio.
  • Fluido de transmissão.
  • Fluido do lavador de para-brisas.

Exceção feita ao líquido do limpador de para-brisas, que deve ser reposto sem grandes mistérios ou dificuldades, todos os demais precisam ser substituídos periodicamente, pois a perda de suas propriedades físico-químicas afeta a função a que se destinam, além de mantidos em condições estanques, ou seja, não pode haver vazamento, nem perda de volume.

Se aparecer um vazamento, não se desespere. Basta fazer o diagnóstico correto e os serviços de reparação. E nunca se esqueça de que a SABÓ tem a mais completa e abrangente linha de produtos para vedação.

A SABÓ é reconhecida pela sua tecnologia, produtos diferenciados, qualidade de produtos e serviços.

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