Senai preparado para formar os profissionais da Indústria 4.0

SAB_0058_21 News Caderninho JUL_Foto Educacao 4.0

Senai preparado para formar os profissionais da Indústria 4.0


Com o objetivo de apoiar a indústria no processo de inovação, o SENAI estruturou uma rede com 26 Institutos SENAI de Inovação e 58 Institutos SENAI de tecnologia para proporcionar soluções ágeis e inovadoras sob medida às necessidades da indústria.

O objetivo do SENAI é desenvolver indústrias que aprendam e se tornem mais ágeis. Para isso, o principal formador de mão de obra para as indústrias brasileiras criou uma linha de soluções e serviços em educação, inovação e tecnologia vinculados à Indústria 4.0 estruturada em três fases: Desvendar, Agir e Conectar.

Além destas três fases, serão realizados seminários nacionais e internacionais, conectando pessoas e empresas em torno de temas relacionados a Indústria 4.0, para um compartilhamento sistêmico de casos de sucesso e de aprendizados.

Segundo os dirigentes nacionais, a organização em rede e de forma complementar e multidisciplinar é um diferencial. Quando um desafio é apresentado pela indústria, especialistas dos vários institutos são reunidos em equipe, na qual também podem participar pesquisadores das empresas contratantes.

Cada instituto é um ambiente de contínua interação entre a indústria, empreendedores, universidades, institutos de pesquisa e fontes de capital, resultando na aceleração do fluxo de conhecimento científico e tecnológico e em benefícios efetivos para o segmento industrial.

Os institutos já estão credenciados pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e suas iniciativas contam com recursos diferenciados para financiamento de projetos, além de ainda desenvolverem projetos com recursos de investimentos diretos pelas empresas, financiamento pelo Edital de Inovação para a Indústria ou outras fontes regionais e nacionais de fomento à pesquisa e inovação.

Preparado para a Indústria 4.0

Senai preparado para formar os profissionais da Indústria 4.0

Alinhado a este novo cenário industrial, o SENAI disponibiliza cursos técnicos, de aperfeiçoamento profissional e pós-graduação nas tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, tais como Computação em nuvem, Big data, Segurança digital, Internet das coisas, Integração de sistemas, Robótica avançada, Manufatura digital, Manufatura aditiva. Escolha o curso e verifique a disponibilidade em sua região. São cursos para formação de técnicos de nível médio, iniciação ou aperfeiçoamento profissional e pós-graduação. É só acessar o portal Senai dedicado a Indústria 4.0.

https://www.senai40.com.br/

A SABÓ e a Indústria 4.0

A SABÓ é uma das poucas multinacionais brasileiras que já aplicam em sua manufatura o conceito da indústria 4.0, com linhas de produção enxutas e totalmente automatizadas, com risco 0 (zero) de defeitos, além de quantidade com qualidade elevada no resultado de suas linhas.

Hoje, Manufatura Digital, Interoperabilidade, Internet das Coisas (IoT), Mobilidade Digital, Sistemas Ciber-Físicos (CPS), Automação e Robótica, Big Data, Sistemas Analíticos Avançados e Inteligência Artificial (IA) já são termos recorrentes e do cotidiano nas fábricas SABÓ.

Senai preparado para formar os profissionais da Indústria 4.0

Quer saber mais sobre o assunto? Então, baixe agora mesmo o novo e-book Sabó “A indústria 4.0 e as oficinas mecânicas”.

Compartilhe!