Vai trocar a junta, então tem que ser SABÓ

Caderninho Setembro_05

Vai trocar a junta, então tem que ser SABÓ


Todos sabem que as juntas de motor SABÓ são as preferidas dos profissionais da reparação automotiva, mas saiba que nossa linha de componentes para vedação de gases e fluídos é bem mais extensa e completa. Neste mês explicamos a importância de usar SABÓ na vedação de fluidos, com as juntas para bombas de óleo, água e combustível. Acompanhe!

Todo motor trabalha basicamente com três elementos em forma líquida: óleo, água e combustível. Estes três fluídos são essenciais para o bom funcionamento do veículo e para garantir a estanqueidade do sistema onde cada um deles atua. É a função das juntas das bombas de óleo, água e combustível, lubrificando, controlando a temperatura e gerando energia para a combustão, respectivamente.

Cada um dos três componentes (bomba d´água, bomba de óleo e bomba de combustível) executa uma função específica no motor do veículo e exige cuidados nos serviços de manutenção e substituição, incluindo a correta vedação com juntas SABÓ para evitar vazamentos, perda de fluído, falhas no funcionamento do veículo e danos ao motor

Trocar junta bomba de óleo

Bomba de óleo – Responsável pelo fluxo de óleo que circula no interior do motor, lubrifica e auxilia na refrigeração de componentes, como comando de válvulas, virabrequim, bronzinas e pistões. 

Se a bomba não funcionar corretamente, o motor pode apresentar perda da pressão do óleo e apresentar problemas de funcionamento. Devido à alta quantidade de calor que o motor produz, eventualmente essas juntas podem se deteriorar. A qualidade da junta da tampa da bomba de óleo da SABÓ e a montagem correta são a garantia para que não haja problemas de fuga de pressão e vazamento de lubrificante.

Vai trocar a junta, então tem que ser SABÓ

Bomba d´água – Motores refrigerados a água utilizam líquido no sistema de arrefecimento, geralmente composto por água e aditivo que formam a solução refrigerante, e sua função é manter a temperatura adequada de funcionamento do motor, retirando o excesso de energia térmica oriunda da combustão para retorno ao bloco e cabeçote.

Um dos componentes vitais neste sistema é a bomba d´água, necessária para fazer o líquido de arrefecimento circular dentro do motor. Na junção entre a bomba e o bloco do motor existe uma junta, que também pode se desgastar e necessitar de substituição por uma junta nova SABÓ. Nossa dica é nunca usar graxa ou cola entre bomba, junta e o bloco do motor na remontagem, nem reaproveitar a junta existente, além de efetuar o aperto dos parafusos de fixação seguindo a sequência recomendada, para evitar o empenamento.

Vai trocar a junta, então tem que ser SABÓ

Bomba de combustível – É a responsável por manter o fluxo de combustível para o sistema de alimentação do veículo, que será pulverizado numa mistura ar-combustível na câmara de combustão (seja pelo coletor de admissão ou injetor direto sobre o pistão), gerando a explosão interna que movimentará o motor.

Geralmente quando há uma falha na bomba de combustível ou vazamento do líquido, será necessário a substituição da junta e até mesmo da bomba em alguns casos. Quando não há estanqueidade no conjunto, a junta pode ressecar e quebrar, exigindo sua substituição por um novo componente SABÓ para não comprometer outras peças e o desempenho do veículo.

Por que usar SABÓ?

A fabricação das juntas SABÓ utiliza processos sofisticados para balancear e distribuir as cargas nas juntas e aumentar a durabilidade do motor, assegurando qualidade, durabilidade e perfeita vedação entre os componentes. 

As juntas de papel e papelão hidráulico são utilizadas em bomba d’água, bomba de óleo, bomba de gasolina, além de serem aplicadas em outros componentes como carburador, diferencial, transmissão e outros.

São juntas de aplicações mais simples e de menor exigência. Portanto, é importante observar se o material utilizado é adequado ao trabalho, sendo sua espessura mantida sob rigoroso controle.

Na fabricação das juntas de papel e papelão SABÓ são utilizadas ferramentas que garantem o corte perfeito, respeitando as especificações dimensionais das galerias de passagem de fluidos (ar, água, óleo e combustível) e dos pontos de fixação, evitando a restrição ou obstrução de fluidos e facilitando, ainda, a montagem e a atuação da junta.

Quer saber mais sobre estas e as outras linhas de componentes SABÓ para sistemas de vedação, então acesse o portal SABÓ na internet – www.sabó.com.br.

Compartilhe!