2019 foi bom e 2020 promete!

Untitled-3

2019 foi bom e 2020 promete!


Nesta última edição 2019 do Caderninho Sabó, conversamos com Marcus Vinicius Pereira, diretor para o mercado de reposição da Sabó. Acompanhe as análises e expectativas deste especialista do aftermarket automotivo.

 

 

Profissional com vasta experiência no mercado de reposição de autopeças, boa parte adquirida à frente da Diretoria de Aftermarket América do Sul da SABÓ, Marcus Vinicius Pereira tem por hábito ficar pouco em seu escritório e usar seu tempo e atenção visitando as empresas do mercado de reposição em todos seus elos. 

É comum encontrar com o executivo da Sabó em oficinas de reparação, frotistas, varejos de autopeças e, é claro, nos atacadistas parceiros Sabó, “medindo a temperatura do mercado” onde as coisas acontecem: no campo. Conheça um pouco das avaliações do ano que se finda e projetos Sabó para o ano que se avizinha. 

Caderninho Sabó – Como você classifica o ano que se encerra?

Marcus Vinicius Pereira – Nossa análise indica que 2019 está apresentando crescimento em torno de 8%. Como nos anos anteriores, tivemos meses bons e outros ruins. No entanto, é só circularmos pelas oficinas e vemos que estão movimentadas. Quando andamos pelas ruas e observamos que dificilmente vemos elevadores vazios, isso significa que está havendo demanda de peças. Sabendo de nossa missão e compromisso com os profissionais do mercado de autopeças, não paramos de promover lançamentos, trabalhamos forte nos nossos projetos como Site, Catálogo Eletrônico. Redes Sociais, Treinamentos e demais ações. Podemos dizer que o ano foi produtivo para nós da Sabó.

Caderninho Sabó – Quais as maiores dificuldades que o ano ofereceu para a Sabó e para o mercado de reposição em geral?

Marcus Vinicius Pereira – Nossa maior dificuldade foi em atender plenamente a demanda que tivemos. Alguns problemas de abastecimento de nossas linhas de produção atrapalharam um pouco durante um período do ano, sendo que a venda dos nossos distribuidores se manteve aquecida. Isso gerou uma pressão muito forte. Porém, desde o início do segundo semestre nosso nível de atendimento vem crescendo e conseguimos equilibrar a balança produção/demanda e eliminamos o estresse que vinha sendo causado. Quanto ao mercado acredito que as dificuldades sempre estão relacionadas ao abastecimento, treinamentos, investimentos e, principalmente, nas margens que estão baixas devido à alta competitividade. 

Caderninho Sabó – Quais as principais conquistas da Sabó no ano de 2019?

Marcus Vinicius Pereira – Além de diversos prêmios que conquistamos nesse ano, a nossa maior conquista foi o reconhecimento do mercado, pois passamos por dificuldades durante um período sem que nenhum cliente tenha nos deixado, ou seja, continuaram adquirindo nossos produtos. Essa não foi apenas uma conquista, mas um voto de confiança. Aproveito essa oportunidade para agradecer o reconhecimento, o esforço e dedicação de todos os elos da cadeia do Aftermarket. Esse é um prêmio que não fica nas estantes, mas gravado nas nossas mentes e corações.

Caderninho Sabó – Olhando agora para o futuro, como você projeta 2020 para o mercado de reposição?

Marcus Vinicius Pereira – Como todos os anos o mercado se manterá competitivo. Temos uma frota demandante bastante expressiva que continuará crescendo e a nossa economia vem melhorando gradativamente. Por tudo isso, temos que nos preparar, qualificar e renovar para atender esse mercado tão importante. Como sempre fui, estou otimista. Vamos continuar trabalhando muito, mas podemos fazer um ano muito positivo com nossos esforços e dedicação.

Caderninho Sabó – Para encerrar, quais as novidades e principais ações Sabó previstas para o ano que se aproxima?

Marcus Vinicius Pereira – Temos os nossos projetos que já são maduros, mas necessitam de melhorias e adaptações constantes, exemplo disso é nosso projeto Promotores Externos, que  estará completando 20 anos e em 2020 atingiremos novas regiões, temos o Caderninho Sabó com mais de 15 anos e agora em versão on-line, as ações de Consultoria Técnica, os Programas de Relacionamento, nosso Site que ganhou uma programação visual totalmente nova, com novos serviços e ferramentas, o Catálogo Eletrônico e muitos outros. Estamos e sempre estaremos melhorando e intensificando a nossa presença no mercado, levando novidades, treinamentos, lançamentos, ou seja, temos muitas ações em andamento que serão repaginadas. Minha dica é “fiquem atentos e acompanhem. Vocês serão surpreendidos”.

Caderninho Sabó – Ao final, abusando um pouco da sua vivência no aftermarket, fizemos algumas previsões para o ano de 2019. Poderia comentá-las:

 

 

Marcus Vinicius Pereira – Claro. De uma maneira geral, acho que vocês acertaram nas previsões. Vamos pontuar cada uma delas

  • Recuperação e venda de veículos novos. Talvez não feche exatamente como o previsto, porém existe crescimento e o resultado será positivo.
  • Mercado de autopeças continuará crescendo. Com certeza, como já mencionei, temos a maior frota demandante da história e, consequentemente, demanda.
  • Volume de serviços nas oficinas continuará crescendo. A resposta é sim. É só andar pelas ruas e observar, existe demanda, existe serviço.
  • Melhoria da economia e retomada do consumo interno. Eu acredito e sinto que a economia vem melhorando gradativamente e aposto que 2020 teremos um ano mais forte, as reformas gradativamente estão saindo e contribuirão para o crescimento e confiança dos consumidores.

Essa é a minha avaliação. Mas, vamos deixar os leitores do Caderninho Sabó avaliarem e conferirem se acertamos ou não. O ano está acabando, é só conferir as notícias, avaliações de resultados e retrospectivas que em breve estarão sendo divulgadas. 

 

Compartilhe!