Manchas sob o veículo ajudam no diagnóstico de vazamentos

SAB_0066_19_Email caderninho_6ed FOTOS_2

Manchas sob o veículo ajudam no diagnóstico de vazamentos


Seu cliente reclama que saiu com o carro da garagem e encontrou uma mancha onde estava estacionado? Além de um problema para retirar a mancha do chão, isso indica que há um vazamento de fluido no veículo. Problemas? Que nada. Informação e produtos Sabó resolvem isso rapidinho.

Uma mancha sob o carro pode dizer tanto sobre o problema no veículo quanto as queixas e explicações do cliente. Basta ficar atento e observar algumas diferenças.

O líquido é água e as marcas estão próximas ao meio do veículo

Esse é um indicativo que pode não ser um vazamento, mas apenas a água que saiu do respiro do ar-condicionado. Em carros com ar-condicionado há um respiro que expulsa para fora do veículo a umidade da troca térmica interna. O pinga-pinga, portanto, é uma situação normal. Tende a ser maior quanto mais quente é o dia. Mas é importante não confundir com vazamentos.

O líquido que fica no chão tem cor marrom, azulada ou avermelhada

Este pode ser um vazamento. A solução do sistema de arrefecimento é composta por água e aditivo. Esse vazamento pode ser oriundo do radiador, do reservatório, da bomba d´água ou das mangueiras do sistema. Observar se o nível do reservatório está baixo pode confirmar o vazamento no sistema de arrefecimento.

O líquido é viscoso e aparece próximo às rodas ou perto do motor

Esta situação também merece atenção. Pois pode ser vazamento dos amortecedores, do freio ou da direção hidráulica. E estes fluídos às vezes são semelhantes ou até idênticos. Os fluidos de transmissão automática e de direção hidráulica, geralmente são avermelhados ou marrons-avermelhados e têm aspecto oleoso. Os vazamentos do fluido da direção hidráulica são encontrados na frente do motor, perto da bomba de direção hidráulica ou próximos da parte traseira do motor.

Já o fluido de freio é claro quando está novo e vai escurecendo à medida que fica velho, devido ao acúmulo de sujeira e umidade. Esse fluido também tem aspecto oleoso.

O líquido do amortecedor é fino e claro. O óleo e o pistão são selados dentro de um recipiente fechado e, em condições normais, o óleo não sai e nunca precisa ser adicionado. Se o amortecedor vazar, a solução é trocar o componente, não apenas o que apresentou defeito, mas o par (dianteiro ou traseiro).

O líquido no chão é óleo lubrificante

A cor pode variar do castanho-claro e transparente (óleo novo) ao marrom-escuro e opaco (óleo usado e oxidado). Existem diversos fatores que podem causar o vazamento de óleo.

  • O filtro de óleo foi mal encaixado ou está com vazamento – avaliar e substituir.
  • Cárter danificado – é necessário que a peça seja substituída e instalada uma junta Sabó nova.
  • Junta da tampa de válvulas defeituosa – neste caso, o óleo costuma vazar em quantidades menores quando o carro está em funcionamento, cheirando a óleo queimado quando cai no motor quente. Apesar de haver vazamento não necessariamente haverá marcas de óleo no chão. Em caso de falha na junta da tampa de válvulas, o correto é substituir a peça. Sempre por uma Sabó, é claro.
  • Anel de vedação do bujão danificado – este defeito não é comum, mas ao longo do tempo o anel de vedação pode se desgastar a ponto de causar vazamentos na base do cárter. Isso também pode ocorrer porque o bujão do cárter foi apertado em excesso, o que causou a deformação dessa arruela.
  • Selo de carcaça de árvore de comando danificado – o selo de carcaça de árvore de comando evita que o óleo escape antes de atingir o virabrequim. Isso também pode ser causado pelo simples desgaste natural da peça em veículos muito antigos.

O mais importante é nunca deixar que essas manchas fiquem sem solução. A falta de lubrificante, fluidos ou líquido de arrefecimento pode levar a danos mais graves e comprometer outros componentes do veículo.

E não se esqueça: componentes de vedação, como juntas, retentores e selos são fundamentais para o bom funcionamento do veículo. Use peças de qualidade. Use Sabó

Compartilhe!