SABÓ completa 80 anos e continua fazendo história

SABÓ MARÇO - 80 Anos Sabó

SABÓ completa 80 anos e continua fazendo história


De uma pequena oficina que trabalhava principalmente com itens em couro para o maior fornecedor de sistemas de vedação e condução, líder absoluto em juntas e retentores no mercado nacional e com exportação para mais de 40 países, essa é uma breve história dos 80 anos da SABÓ.

No dia 22 de abril de 1942, um ferramenteiro húngaro de nome José Sabó abria as portas de uma pequena oficina no bairro da Água Branca, na capital paulista, marcando o início de uma história de sucesso. Nascia a SABÓ, uma marca 100% brasileira, que se destaca como fornecedora estratégica e global na tecnologia em sistemas de vedação industrial e automotiva.

Ferreiro de profissão, o jovem húngaro José Sabó chegou ao Brasil em 1927, com muita disposição e conhecimento sobre metalurgia e como manusear o couro e transformando-os em artefatos para aplicação em diversos segmentos, inclusive no setor industrial.

Em 1942, com a Segunda Guerra Mundial acontecendo, ele fundou a empresa Sabó & Reinholz, uma indústria e comércio de estamparia e mecânica em geral, instalada no bairro do Brás, próximo à zona central da capital paulista, onde começa sua extraordinária história.

A indústria automobilística ainda não havia chegado ao Brasil, mas o automóvel já. Assim, José Sabó percebeu uma oportunidade de suprir a falta de peças de reposição para os veículos que existiam no país e passou a produzir diversos componentes, mas ainda não incluía os retentores.

Em 1944, em conversa com um vendedor que se queixava da dificuldade de encontrar um certo produto no mercado de reposição, Sabó vislumbrou a possibilidade de incluir um novo item em sua produção, surgia o BB-1175-C, o primeiro retentor SABÓ para cubo de roda traseira dos caminhões Ford. Esses veículos eram montados no Brasil com todas as partes vindas de outros países.

Nesta época, os retentores ainda usavam couro para a vedação e José Sabó, que já estava na sede própria da empresa inaugurada em 1945, no bairro da Água Branca, para baixar custos, aumentar a produção e assegurar a qualidade, decidiu adquirir uma fábrica de artefatos de couro.

Em pouco mais de quatro anos, a produção de retentores se multiplicou e, em 1948, os retentores já representavam 70% da produção da fábrica SABÓ. O resto da história todos já conhecem.

A indústria automotiva brasileira foi crescendo, novas montadoras se instalaram no país, fabricantes de autopeças de diversas nacionalidades acompanharam essa expansão, a frota brasileira cresceu e se diversificou, e os retentores SABÓ se consolidaram no mercado, até atingir o padrão de liderança, tecnologia e qualidade que todos conhecem, com o fornecimento para diversas fabricantes de veículos em todo o mundo, e a preferência absoluta na opinião dos reparadores automotivos.

Acima, a unidade SABÓ no bairro da Lapa, na capital paulista; e abaixo, a moderna fábrica SABÓ na cidade de Mogi
Mirim (SP), ambas responsáveis por abastecer os mercados OEM e reposição, além de exportar para mais de 40
países.

De 1942 até hoje, a SABÓ continuou evoluindo e melhorando a tecnologia na fabricação de retentores, que receberam a companhia de outros produtos como juntas, selos, bieletas, buchas, coxins, diafragmas, mangueiras, rolamento de cardan, kits de reparo para juntas homocinéticas e amortecedores, e outros itens em metal-borracha para veículos das linhas leve, pesada, moto, utilitários, agrícola e industrial.

A expertise, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias na fabricação de produtos e sistemas integrados de vedação valeu prêmios à SABÓ pela excelência no fornecimento para as principais montadoras do mundo e o reconhecimento de fabricantes de veículos, autopeças, órgãos governamentais, além das indústrias em geral, sendo considerada uma das empresas mais produtivas e arrojadas do mercado brasileiro.

De uma pequena oficina no bairro da Água Branca para duas fábricas no estado de São Paulo, e dali para o mundo, a SABÓ carrega em sua história o orgulho de ter participado ativamente do desenvolvimento de todo o setor automotivo, recebendo o reconhecimento nacional e internacional de sua dedicação, competência e empenho de seu trabalho, que deve ser dividido com toda sua equipe de colaboradores, fornecedores, distribuidores e clientes
reparadores, sem os quais, todo esse caminho trilhado, não faria sentido.

Neste abril de 2022, junte-se a nós na comemoração de 80 anos de lutas, vitórias e muitos desafios. Você faz parte deste sucesso!

Compartilhe!