Água: como sua empresa cuida dela?

agua como sua empresa cuida dela

Água: como sua empresa cuida dela?


Já pensou como seria a vida sem água? Claro que não, pois não existiria vida. Cerca de 60% da composição do ser humano é feita de água e sem ela nosso planeta, que é coberto por 70% de água, não existiria. Agora que você já sabe disso, o que você e sua empresa têm feito para preservar este líquido preciso?

No dia 22 de março foi comemorado o Dia Mundial da Água, data instituída pela ONU em 1992, quando a organização internacional instituiu e divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, manifesto que assegura o acesso a água potável para todos os habitantes do planeta.

A água é um recurso essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos. Ela participa da formação do corpo dos organismos e, por ser considerada um solvente universal, é fundamental para a realização de diversas reações químicas e funções no corpo humano, tais como regulação da temperatura do corpo, transporte e eliminação de substâncias e proteção de diversas estruturas do nosso organismo.

Em razão de sua importância, recomenda-se a ingestão de cerca de dois litros de água por dia para que um indivíduo tenha seu corpo funcionando perfeitamente.

Mas água não é um recurso infinito. Além da escassez de água, enfrentamos ainda o problema da baixa qualidade desse recurso. A poluição causada pelas atividades humanas torna a água disponível imprópria para o consumo. De acordo com a ONU, 1 em cada 3 pessoas no mundo não possui acesso à água potável.

A falta de água é um pesadelo para todos. E você tem como contribuir com a economia de água não só na sua casa, mas também na sua empresa de reparação automotiva. Já existe até uma regulamentação sobre o descarte de água nas oficinas mecânicas, e pensar na sustentabilidade do estabelecimento é imprescindível para o diferencial do seu negócio.

O que posso fazer?

Hoje já existe uma legislação específica para cuidados ambientais em oficinas mecânicas, inclusive com sanções financeiras pesadas para aquelas que não cuidam do descarte correto e separação de resíduos.

Pensando nisso, o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva criou a certificação Selo Verde para as oficinas mecânicas. Esse selo ajuda você a saber como fazer a separação dos resíduos e o descarte correto de peças e outros resíduos.

Óleo e água não se misturam – Essa regra vale no funcionamento do motor do carro e vale para o descarte na oficina. A mistura de água e óleo, derivada da lavagem de motores e das trocas de óleo, deve ser descartada em caixas decantadoras, que separam as duas substâncias. O óleo coletado pode ser vendido para empresas.

 

sabo agua 1

 

Outro ponto de atenção é na lavagem das peças contaminadas com combustível ou lubrificante. Nada de lavar peças no tanque ligado direto à rede de esgotos. Tenha uma área separada para esta tarefa e, se puder, invista em uma máquina lavadora de peças com reciclagem de água. 

sabo agua 2

Afinal, tudo o que ninguém quer é que a água misturada com óleo vá parar nos reservatórios, hoje com níveis tão baixos de água.

Se você gosta de devolver o carro limpo para o cliente, tenha os equipamentos adequados para esta cortesia. Usar água de reuso ou coletar a água da chuva para a lavagem da oficina e dos carros pode ser uma boa solução. 

sabo agua 3

A forma de armazenar chuva começa pela adequação do telhado de tal forma que calhas escoem a água para uma caixa d’água. O líquido armazenado, não potável, mas pode ser usado para lavar peças, limpar as instalações da oficina e dar descarga nos banheiros. Além disso, experiências de oficinas que já adotaram essa prática afirmam que a água coletada é suficiente para abastecer a demanda de água do estabelecimento, além da redução da conta em mais de 50%.

sabo agua 4

Informe, treine e envolva sua equipe – Tanto para água como para energia, existe apenas uma maneira eficiente de eliminar os desperdícios: por meio da educação dos funcionários. Uma boa medida é colocar avisos sobre o fechamento de torneiras e mangueiras e da agilidade no banho para reduzir desperdícios. 

Para limpeza das mãos, forneça produtos que eliminam a graxa das mãos sem a necessidade de deixá-las por um longo tempo embaixo da torneira.

É necessário conscientizá-los sobre os impactos dos desperdícios, tanto para o bolso da oficina quanto para o planeta. Faça alguns avisos sobre desperdícios, faça reuniões com os funcionários e exponha os gastos mensais e quais as metas que você pretende alcançar. 

Além do aspecto humano, confira também se o desperdício de água na oficina mecânica não está sendo causado por questões técnicas, como vazamentos, canos furados e torneiras pingando.

O que fazemos na SABÓ

sabo agua 5

 

É claro que não apenas orientamos e divulgamos o que cada um pode fazer para economizar e preservar água. Isso seria contraditório se não fizéssemos isso dentro da nossa casa. 

A preocupação com o meio ambiente faz parte das ações em todas as etapas de produção do grupo SABÓ. A maioria das plantas do grupo têm ISO 14001, do sistema de gestão ambiental cujo objetivo é planejar, implementar, avaliar e analisar as atividades, práticas e procedimentos que estão relacionados com o meio ambiente numa organização. As melhorias constantes no processo de concepção dos produtos e na linha de produção evitam ou reduzem a produção dos resíduos industriais comuns nesse tipo de indústria.

Em nossas fábricas adotamos e mantemos uma Política de Gestão da Qualidade e Ambiental com as seguintes diretrizes:

  • Atender aos requisitos especificados com foco em qualidade e meio-ambiente;
  • Cumprir com a legislação aplicável ao Sistema de Gestão da Qualidade e Ambiental;
  • Manter o sistema de gestão para melhoria contínua do desempenho da organização;
  • Prevenir a poluição, buscando sempre que possível a eliminação na fonte, a redução ou o controle de seus aspectos ambientais, priorizando os resíduos sólidos industriais;

Nossos gestores e colaboradores têm a responsabilidade de praticar e divulgar esta Política.

A SABÓ possui equipamentos de controle ambiental para tratar os efluentes líquidos e emissões atmosféricas. Além disso, todos os nossos colaboradores são treinados para reduzir o consumo de água e energia usada na fabricação dos sistemas de vedação e condução e parte da água usada nesses processos vem do reaproveitamento da água da chuva. Todas essas ações têm o objetivo de levar os melhores produtos para nossos clientes sem agredir o meio ambiente.

Nosso compromisso é “produzir sem agredir o meio ambiente” e a água é um dos fatores mais importantes para a conservação do meio ambiente.

Compartilhe!