Lugar de mulher é na oficina sim!

SAB_0025_21 News Caderninho MAR 1200x630_2

Lugar de mulher é na oficina sim!


Izabel Andrade Scopino hoje comanda uma das mais tradicionais oficinas de São Paulo, a Auto Mecânica Scopino, localizada na Zona Norte da capital, juntamente com uma equipe de mulheres.

Antes, lugar essencialmente masculino, hoje as oficinas abrem espaço para a atuação das mulheres, não somente na parte administrativa, mas também na operacional.

Esposa, mãe e administradora, assim é o dia a dia da Izabel, que convive e dribla com maestria como muitas outras, todas as dificuldades que uma mulher com jornada dupla enfrenta.

“Após o nascimento do nosso primeiro filho, como mãe de primeira viagem, me senti muito insegura em deixá-lo numa escolinha e a minha família era do interior de São Paulo, não tinha uma rede de apoio. Eu era promotora de vendas e cada dia estava numa região, se acontecesse qualquer coisa não estaria próximo da escola para socorrê-lo. Combinamos que iria ficar 2 anos e depois voltaria para o mercado de trabalho.”, relembra Izabel.

Seu cargo anterior, em uma empresa de cosméticos, mostrava um mundo totalmente feminino e bem diferente do universo da mecânica. Na época a oficina ficava no andar inferior da casa onde moravam e todo dia, Izabel levava o filho para ver o pai trabalhando.

O pátio da oficina era bem organizado, ferramentas, processos, tudo dentro dos conformes, mas o refeitório, precisava ser melhorar e foi por ele que a Izabel começou a trabalhar. Também percebeu que podia ajudar na parte administrativa, uma vez que o foco do marido estava totalmente no operacional e nas aulas que também administrava.

Nessa mesma época, iniciou-se a construção do prédio onde atualmente é a sede da oficina. Izabel pediu para que fossem construídas uma recepção e uma sala de espera e decidiu que ali estava a continuidade de sua vida profissional.

“Primeiramente arrumei os cadastros dos clientes, mudei os uniformes da equipe, organizei toda a parte de RH. Comecei a educar os funcionários a serem mais organizados, principalmente no refeitório. Organizei também a parte de contas a pagar. Depois fui procurar entender sobre gestão!”, conta.

Fez cursos no SEBRAE e faculdade de Administração de Empresas. Contratou uma recepcionista que está há 17 anos na oficina e há 10 anos uma auxiliar na parte administrativa para que a Izabel pudesse se dedicar mais ao departamento financeiro e ao marketing da empresa. A equipe feminina da Auto Mecânica Scopino estava iniciada.

Passaram-se 7 anos e foi contratada a primeira mecânica mulher da oficina, que deve ter sido uma das primeiras mulheres mecânicas a serem contratadas por uma empresa. Está há 10 anos no cargo e há 30 dias, ganhou um reforço, uma auxiliar para a parte operacional. Atualmente, ela é também responsável pelo check-list dos veículos, uma função que desempenha com excelência, pois exige muita atenção, cuidado e conhecimento técnico.

“Hoje, com mais mulheres dentro da oficina, tudo fica mais organizado e os outros mecânicos respeitam muito todas elas, em todos os aspectos. Com elas, o ambiente ficou mais leve e agradável!”, explica Izabel.

“Todas nós adoramos estar nesse ambiente que muitos discriminam. Hoje uma mulher que trabalha numa oficina mecânica tem orgulho de estar lá, não importa a função que ela execute, seja no cargo de mecânica, auxiliar, recepcionista ou outras, ela está lá fazendo tudo com muita dedicação e competência, e isso claro, nos enche de orgulho.”, finaliza.

A Auto Mecânica Scopino completou no mês de março, 50 anos de existência e desses tantos, há 17 a Izabel faz parte da empresa, onde ajudou a transformar a oficina em exemplo de gestão, de relacionamento com clientes, de inclusão social e principalmente em um ambiente de respeito as mulheres. A oficina conta com redes sociais ativas, ações sociais de arrecadação de roupas no inverno, alimentos para ajudar instituições e em datas especiais, sempre tem aquela lembrancinha para os clientes se sentirem lembrados e queridos, provando mais do que nunca que lugar de mulher, é onde ela quiser, inclusive na oficina!

Compartilhe!