Lugar de mulher é aonde ela quiser!

SAB_0011_20_Cover 1200x630 Caderninho Mulher_1_1

Lugar de mulher é aonde ela quiser!


Mulher não entende de mecânica! Quem disse isso está se arrependendo até os últimos fios de cabelo. Mulher não só entende de mecânica, como já dá aulas sobre o assunto e ajuda outras mulheres a entenderem seus automóveis e o que acontece com eles. Confira!

O que começou com uma necessidade, acabou virando um paixão e uma iniciativa de sucesso. A jovem mineira Bárbara Brier, com pouco mais de 16 anos na épóca, precisava trabalhar e resolveu fazer um curso SENAI de aprendizagem em mecânica. Pronto! Foi o que bastou para dar início a uma carreira de sucesso e realizações em um mercado dominado em boa parte pelo sexo masculino. 

Moradora na capital, Belo Horizonte (MG), Bárbara se apaixonou pelo assunto automóvel e em pouco tem acumulava experiência na manutenção automotiva e já conseguia uma vaga na  FCA – Fiat Chrysler Automobiles. 

Com seu empenho e dedicação à carreira foi deslanchando na montadora até alcançar a posição de Líder de projeto na gestão e desenvolvimento de treinamentos técnicos (presencial, web e TV) para a rede de concessionárias Fiat, Chrysler, Jeep, Dodge e Ram.

 

 

Irriquieta e persistente, Bárbara não parou por ai e criou uma atividade paralela a seu trabalho na montadora. Em 2016, ela decidiu criar o blog Brier Cars, que falava especialmente sobre carros antigos, que a colocou em evidência nas redes sociais e acabou demandando a participação de Bárbara em outras consultas feitas por mulheres, como dúvidas sobre a manutenção do veículo, cuidados para não ser enganada por pessoas mal intencionados ou recomendação de locais para realização de reparos.

Com a popularidade do blog crescendo, ela resolveu que também podia ensinar mecânica automotiva para mulheres. “Uma amiga consultora percebeu o quanto eu entendia de carros e me deu essa dica. Eu aceitei e comecei a organizar turmas de mecânica para mulheres”, conta.

Começou a dar aulas e palestras como convidada em oficinas e auditórios e, nessa nova fase de trabalho, percebeu que havia uma carência de empresas de reparação nas quais o público feminino se sentisse bem e pudesse confiar. 

Surgia uma nova ideía! Em 2017 ela criou a Oficina Amiga da Mulher, um selo de referência para oficinas mecânicas que se dispõem a adequar seus processos de trabalho para tornar o atendimento adequado as necessidades e expectativas deste público, que hoje responde por quase metade da demanda de serviços no setor.

Hoje, Bárbara viaja por todo o território nacional realizando palestras, consultoria e assessoria técnica para empresas do setor, sejam elas oficinas, comercio de autopeças, fabricantes ou entidades, realizando um trabalho de esclarecimento ao público feminino sobre a manutenção automotiva ou qualificando profissionais para o atendimento deste público. 

Apoiada nestes mais de 10 anos de experiência no setor, Bárbara entende que a maior dificuldade dessa relaçao entre oficinas mecânicas e proprietárias de veículos está na comunicação. “O mecânico é um apaixonado pela profissão, mas não percebe que ele não atende o carro, ele atende pessoas, e cada uma tem necessidades específicas”, analisa ela e completa: “o público feminino espera ter um bom atendimento, um ambiente agradável e receber informações claras e precisas, não em uma linguagem técnica, que faz sentido para ele, mas num linguagem que o cliente entenda.” 

Ficou curisoso? Conheça mais sobre o selo Oficina Amiga da Mulher no link abaixo.

https://oficinaamigadamulher.com.br/index.html

 

Compartilhe!