Uma parada na história dos freios automotivos

pediu pra parar parou

Uma parada na história dos freios automotivos


Tudo que se move tem que ter uma forma de ser parado e a forma mais comum encontrada para isso é o atrito. O freio é o que torna possível aos humanos controlar um veículo motorizado para uma condução mais segura. Por mais de um século, os sistemas de frenagem evoluíram para um dispositivo mais complexo para se adaptar às diferentes condições da estrada e dos veículos. Eles são uma parte essencial da incrível tecnologia que compõe o automóvel.

Neste e-book SABÓ vamos dar uma parada nas diversas épocas desta história e conhecer como o sistema de freios evoluiu e o que ainda evoluirá.

O uso de rodas em carroças rudimentares puxadas por tração animal surgiu por volta do ano 5.000 A.C. Foi uma grande evolução para o transporte de pessoas ou coisas, mas também foi o surgimento dos primeiros acidentes com veículos.

Na subida não havia problemas, pois a carroça puxada por animais levava o peso para locais onde o homem não conseguia chegar, seja pela distância, seja pelo peso excessivo. Já na descida era um “sai da frente e salve se quem puder “.

Como é possível imaginar, o surgimento dos freios não foi uma descoberta, mas a necessidade de controle destes primeiros veículos, principalmente nos declives.

Com o passar dos anos, os motores foram sendo gradativamente aperfeiçoados, o que trouxe como consequência o incremento na velocidade dos veículos. Os freios também foram evoluindo, seguindo, claro, a mesma evolução dos veículos onde eram montados.

Das sapatas de madeira aos discos de freios de carbono, das alavancas de acionamento aos atuadores eletrônicos, vamos conhecer os primeiros sistemas de frenagem e as mais avançadas tecnologias que em breve permitirão aos veículos frearem autonomamente.

E você sabia que o freio a disco, a tecnologia mais utilizada hoje em dia, foi descoberta há quase 120 anos? Essa e outras histórias estão no novo e-book SABÓ sobre Freios. Baixe agora mesmo seu exemplar.

Aproveite para conhecer a coleção completa de e-books publicados e fique por dentro das novidades da reparação veicular em primeira mão!

Para mais detalhes sobre os produtos e suas aplicações, entre em contato diretamente com a Central de Relacionamento SABÓ, através do 0800 77 12 155, de segunda a sexta, das 8h às 18h, pelo e-mail caderninho@sabo.com.br ou ainda pelo WhatsApp no (11) 94289-4469 em horário comercial.

Compartilhe!