Uma história da pesada

4 - imagem 1200 x 630

Uma história da pesada


são mais de 125 anos desde que Karl Benz produziu o primeiro caminhão. De um propulsor inteiramente mecânico, movido a combustível fóssil e altamente poluentes, hoje chegamos a modelos totalmente eletrônicos, alimentados por motores elétricos e com emissão zero de particulados. Que tal tomar assento na boleia deste e-book SABÓ e ser transportado nesta aventura pela história dos caminhões. 

Ao longo de mais de um século de existência e milhares de quilômetros rodados, a história dos caminhões teve muitas mudanças. Motores, câmbios, transmissões, suspensão, freios, tudo foi sendo modificado e aprimorado, mas sua função e importância continuaram as mesmas: transportar e abastecer o comércio entre as cidades, estados e, em alguns casos, até países. 

Desde 1895, quando Karl Friedrich Benz, engenheiro mecânico alemão, projetou e construiu o primeiro o primeiro caminhão da história que usava um motor de combustão interna, muita coisa mudou.  

A necessidade de carregar cada vez mais cargas e percorrer distâncias mais longas fizeram com que chegássemos ao que temos atualmente, uma indústria em pleno vigor, que já está passando para uma nova era, a era dos motores elétricos e que usam energia limpa.  

Mas você sabia que o primeiro caminhão a rodar pelas estradas brasileiras era um modelo derivado do Ford T, o modelo “TT”, o primeiro caminhão montado no Brasil, mas com peças importadas.  

Ford Model TT, caminhão produzido pela Ford Motor Company nos EUA desde 1917 e o primeiro montado no Brasil. 
Imagem: Pinterest. 

E sabe quem era o rei das estradas brasileiras na década de 50? Uma dica: o nome era formado por apenas três letras. Mas não é só isso que tem no novo e-book SABÓ. Você vai conhecer o “João de Barro, o “Jacaré”, o “Torpedo”, os “Cara-Chata” e a nova geração dos caminhões com motores eletrônicos e até os moderníssimos modelos movidos com propulsores 100% elétricos e zero emissão de poluentes. 

Ficou curioso? Então acesse o site SABÓ e baixe agora seu exemplar do novo e-book SABÓ. Aproveite para conhecer a coleção completa com todos os e-books já publicados e fique por dentro das novidades da reparação veicular em primeira mão! 

Para mais detalhes sobre os produtos e suas aplicações, entre em contato diretamente com a Central de Relacionamento SABÓ, através do 0800 77 12 155, de segunda a sexta, das 8h às 18h, pelo e-mail caderninho@sabo.com.br ou ainda pelo WhatsApp no (11) 94289-4469 em horário comercial. 

Compartilhe!