Respire fundo e mergulhe no e-book SABÓ sobre o Coletor de Admissão

Ebook-coletor-de-admissao

Respire fundo e mergulhe no e-book SABÓ sobre o Coletor de Admissão


Ao abrir o capô e olhar para aquele monte de caninhos retorcidos e cheios de curvas nem imaginamos que eles podem alterar a potência ou o torque de um motor a combustão. Neste e-book SABÓ explicamos a importância do coletor de admissão no desempenho do motor e as características e evolução do sistema de admissão de ar.

Provavelmente você já reparou naquele monte de caninhos percorridos pelo ar até chegar aos cilindros. Eles foram projetados dessa maneira para que o processo de aspiração do ar seja o mais homogêneo e a quantidade de ar que chega a câmara de combustão seja a adequada para a queima completa da mistura ar/combustível.

O comprimento, diâmetro e acabamento da superfície interna dos tubos de admissão influenciam diretamente no resultado da mistura e, consequentemente, na potência. Assim, a indústria automobilística utiliza três estratégias distintas: coletores longos, coletores curtos e, a mais avançada, os coletores de geometria variável.

Um coletor mais curto privilegia a potência, já um coletor mais longo gera mais torque. Para equilibrar estas duas características e obter o melhor desempenho do motor é que os engenheiros desenvolveram o coletor de geometria variável.

Esta tecnologia permite juntar os benefícios de utilizar um coletor de seção estreita e dimensão longa, que seria muito eficiente para o torque nas rotações intermediárias, e ao mesmo tempo poder também utilizar um coletor curto e de grande seção, que beneficia a potência em regimes mais elevados.

Isso e muito mais você encontra no novo e-book SABÓ “ COLETOR DE ADMISSÃO – CONHEÇA O PULMÃO DO MOTOR”. Ainda não baixou o seu?

Cadastre-se e fique sempre por dentro de todas as novidades em primeira mão!

Para mais detalhes sobre os produtos e suas aplicações, entre em contato diretamente com a Central de Relacionamento SABÓ, através do 0800 77 12 155, de segunda a sexta, das 8h às 18h, pelo e-mail caderninho@sabo.com.br ou ainda pelo Whatsapp no (11) 94289-4469 em horário comercial.

Compartilhe!