Gêmeos separados na maternidade (ou seria na linha de montagem…)

Gêmeos separados na maternidade (ou seria na linha de montagem...)

Gêmeos separados na maternidade (ou seria na linha de montagem…)


Existem alguns automóveis que são praticamente iguais ou muito semelhantes, seja por estratégia de marcas parceiras, otimização de linha de montagem de grupos automotivos ou apenas cópias feitas propositalmente por marcas concorrentes. Conheça alguns veículos gêmeos que estão ou estiveram no Brasil.

Tem muito modelo de automóvel por aí que dá aquela sensação de “já te vi em outra marca”.

São modelos fabricados por montadoras diferentes, mas bem parecidos uns com os outros. Alguns com semelhança apenas em partes da carroceria, outros literalmente copiados e disfarçados com pequenos detalhes para diferenciar do modelo “clonado”.

Essa não é uma prática nova e rara. Desde a década de 90 já era uma estratégia adotada pelas montadoras Ford e Volkswagen no Brasil, com a criação da Autolatina, uma joint venture formada entre a Ford e a Volkswagen nos mercados brasileiro e argentino, entre 1987 e 1996.

Outra situação comum acontecia com marcas chinesas que literalmente copiavam modelos de fabricantes europeus e norte-americanos, mas que não causavam grandes transtornos enquanto estes veículos circulavam apenas no mercado chinês, nem confundiam o consumidor.

Com a entrada das montadoras chinesas em diversos mercados ocidentais, essa “pirataria” passou a incomodar as grandes fabricantes automotivas, gerando processos judiciais e até acordos e licenciamentos, o que tornou legal estas semelhanças, pois agora são feitas sob a “benção” da fabricante do modelo original.

Hoje, é preciso olhar atentamente antes de afirmar o nome do automóvel avistado ao longe, pois existem diversos modelos que são semelhantes ou praticamente iguais, diferindo apenas no nome de batismo e logomarca do fabricante fixado na dianteira do veículo.

Acesse o site SABÓ e baixe agora seu exemplar do novo e-book SABÓ “Gêmeos separados na maternidade (ou seria na linha de montagem…)” e aproveite para conhecer a coleção completa com todos os e-books já publicados e fique por dentro das novidades da reparação veicular em primeira mão!

Para mais detalhes sobre os produtos e suas aplicações, entre em contato diretamente com a Central de Relacionamento SABÓ, através do 0800 77 12 155, de segunda a sexta, das 8h às 18h, pelo e-mail caderninho@sabo.com.br ou ainda pelo WhatsApp no (11) 94289-4469 em horário comercial.

Compartilhe!