Por que usar parafusos para fixação do cabeçote SABÓ?

sabo on jan22 retentores_ok

Por que usar parafusos para fixação do cabeçote SABÓ?


Os parafusos do cabeçote têm a função de prender o cabeçote ao bloco do motor e isso requer muita precisão, pois eles e as juntas de cabeçote são fundamentais para impedir vazamentos de água, óleo e perda de compressão. Você sabe os cuidados para substituição dos parafusos? Se sim, relembre; se não sabe, aprenda nesta dica preparada pela equipe técnica SABÓ. 

Atualmente os motores modernos geram altas pressões, potência e desempenho. Para atender a estas exigências, a SABÓ, através de processos de fabricação modernos e utilização de materiais nobres, desenvolveu parafusos para fixação de cabeçotes de alto desempenho. Dessa forma, os parafusos para fixação de cabeçotes SABÓ atendem as especificações técnicas exigidas para todos os motores, desde os mais antigos até os com tecnologia mais moderna.  

Durante o torque de aperto, estes parafusos geram uma força (carga), a qual a junta de cabeçote distribui nas diferentes seções de vedação de gases, água e óleo. Uma dica importante é que tanto na montagem como durante o funcionamento do motor, estes parafusos sofrem alongamento plástico e não recuperam novamente a sua forma original, assim, reaproveitar um parafuso já utilizado pode comprometer seu trabalho.  

Durante a fase de aperto, estes parafusos sofrem alongamento plástico (permanente), a rosca se deforma e o corpo afina. Estas deformações colocam em risco a reutilização desse tipo de parafuso. Estas deformações são pouco visíveis aos nossos olhos, por isso, é muito importante a troca a cada montagem de uma nova junta de cabeçote. A reutilização do parafuso já deformado, pode levar ao vazamento de fluídos (gases, óleo e água) ocasionando a perda do motor.  

Outros pontos importantes a serem observados durante a montagem da junta de cabeçote e utilização desse tipo de parafuso estão relacionados a sequência de aperto e torque recomendado para cada tipo de parafuso. Para cada motor existe uma construção de parafuso, um torque e uma sequencia de aperto recomendado pelo fabricante do motor. 

No caso das juntas de cabeçotes SABÓ, essas informações constam nas nossas embalagens, auxiliando o reparador para uma montagem segura, preservando a vida útil da junta de cabeçote e do motor. Por isso, é muito importante seguir as orientações que constam na tabela de torque da SABÓ, aplicando os valores de torque, a sequência de aperto e recomendações para montagem.  

Quer saber mais sobre os parafusos de fixação de cabeçote SABÓ e os cuidados para substituição? É só clicar no link abaixo e acessar a matéria completa. 

Compartilhe!