Rodas, rodinhas e rodões…

Imagens 1200x630px_04

Rodas, rodinhas e rodões…


Aro 13, 14, 15 ou até 19 polegadas, esses são os tamanhos normais da maioria das rodas usadas nos veículos. No entanto, existem alguns excêntricos motoristas que preferem customizar seus veículos com rodas um “pouco” maiores. Conheça alguns modelos que deixam o carro nas alturas.

O pneu aro 15 é um dos mais usados no país, o que era de se esperar pelo alto volume de automóveis pequenos e médios na frota circulante. Mas entre os apaixonados pela customização de veículos e, principalmente, os adeptos do tunning, essa é a primeira substituição feita no veículo, ou seja, colocar rodas de aro maior e extravagante.

A primeira providência entre esses “malucos” por carros diferentes é tirar as rodas convencionais e colocar uma roda de aro 17, 19, 22 e até maiores, junto com os pneus de perfil baixo ou os radicais off-road.

Antes que você comece a buscar um novo conjunto de rodões é bom saber que existem alguns problemas e até mesmo uma legislação sobre o assunto:

1) Ao substituir as rodas de linha por modelos maiores, isso altera o peso do veículo. Dependendo da substituição, pode representar um aumento de 20 kg ou mais, o que interfere no peso rotacional do conjunto.

2) O aumento de diâmetro do aro implica na diminuição do perfil (altura) do pneu, pois dessa forma, as proporções são mantidas. Isso pode causar instabilidade na direção, desgaste precoce dos pneus, mais solavancos e desconforto e aumentar o risco de acidentes.

3) Por fim, como consequência, isso aumenta a sobrecarga sobre componentes como amortecedor, mola, bieleta, caixa de direção, entre outros. Para não dizer que não há vantagens quando se opta pelo “rodão”, podemos citar que isso favorece a estabilidade em altas velocidades e a maior capacidade de desaceleração e frenagem (mas isso depende muito da boa qualidade dos freios).

Que tal conhecer algumas rodas um tanto quanto grandes?

sabo-61

Esse não quis chamar muito a atenção. Rodas e pintura bem “discreta”.

sabo-62

Os sedãs clássicos também gostam de se sentir nas alturas. Imagina um destes três elegantes senhores sobre rodas
levando uma noiva para o casamento. Só não imagino como ela vai descer ao chegar na igreja.

sabo-63

sabo-64

sabo-65

As gigantes SUVs, como os Hammer, até que combinam com as rodões. Mas este é um veículo à parte, pois os
Hammer, quando apresentados durante a Guerra do Golfo, já usavam os aros de 20 ou 22 polegadas.

sabo-66

Compartilhe!