Com as chuvas torrenciais que sempre ocorrem nos primeiros meses do ano, essa pode ser uma boa ideia: um carro anfíbio. Mas saiba que esse veículo, meio carro, meio barco, não é uma novidade e já fez sucesso até nas telas de cinema.
A paixão de Enzo Ferrari (1898-1988) pelo automobilismo começou quando ele tinha 10 anos, ao visitar o autódromo de Bolonha, Itália.
Você já teve um Zé do Caixão? Deu uma volta no Fafá de Belém? Compraria um Cornowagen? Estes são apelidos dados pelos consumidores a modelos que foram apresentados ao mercado e foram rebatizados pelos clientes. Do Ford Bigode ao NhecoSport, conheça alguns nomes curiosos que os brasileiros atribuíram a modelos de veículos.
Você já teve um Zé do Caixão? Deu uma volta no Fafá de Belém? Compraria um Cornowagen? Estes são apelidos dados pelos consumidores a modelos que foram apresentados ao mercado e foram rebatizados pelos clientes. Do Ford Bigode ao NhecoSport, conheça alguns nomes curiosos que os brasileiros atribuíram a modelos de veículos.
O que você faria se fosse abordado em uma blitz de trânsito por um policial pilotando um Chevrolet Camaro, um Porsche Cayenne ou um Mercedes-Benz C63S? Provavelmente, iria querer tirar uma foto com os policiais. Isso pode acontecer, pois esses são alguns carros apreendidos pela polícia brasileira e integrados as frotas de patrulhamento.
O que você faz se encontrar um “pardal” enquanto está dirigindo? E se você abrir o capô do motor e ver que o “cebolão” está com problema, você chora? Leia e descubra o que querem dizer estes e outros termos curiosos ligados ao automóvel.
No vídeo passado, Tonella fechou a carcaça e agora mostra a montagem do cabeçote e ajustes de pistões, válvulas e demais componentes. Tudo com muito cuidado, qualidade e precisão, sempre com o auxílio das juntas, retentores, parafusos e outros itens das linhas SABÓ. Uma novidade: o Gurgel ganhou um up-grade, ele terá um motor 1.9 litro injetado. Falta pouco. Nas etapas 8 e 9 do Gurgel X12 ano 1984 a carroceria foi pintada e em breve ele estará pronto para rodar. Assista, curta e compartilhe mais esta etapa.
Carroceria Ok, chassis Ok, Pintura Ok. Tudo pronto para a parte principal do coração desta restauração histórica do Gurgel X12: o motor. Já temos o cabeçote e bloco retificados e prontos para receberem os demais componentes e, é claro, sempre utilizando os produtos SABÓ que…
Não é de hoje, que os automóveis têm roubado a cena de alguns filmes do cinema e seriados de TV. Quem não se lembra do Match 5 dos desenhos e filme do Speed Racer ou, mais recentemente, do Bumblebee, da sequência dos Transformers? Alguns, como o Match 5, nunca existiram de verdade, outros são modelos de série ou adaptados para fazer sucesso nas telinhas e telonas. Vamos conhecer alguns deles?
O Gurgel X12 ano 1984 ainda não está pronto para voltar a rodar, mas alguns problemas estruturais que atrapalhavam o engate das marchas foram resolvidos.
É isso mesmo. Nosso Gurgel X12 ano 1984 ficou peladinho. Sem motor, rodas, acessórios e sem pintura nenhuma. Podemos dizer que ele foi um modelo de fibra (de vidro, é claro), pois muitos não aguentariam toda essa exposição. Assista e veja os detalhes da restauração…
A idade média de um automóvel no Brasil era de nove anos e seis meses em 2019, sendo que um terço da frota tem mais de 10 anos. Estes números revelam um problema preocupante: o que fazer com tantos carros envelhecidos? A resposta: reciclagem automotiva!
Já está quase na hora do Gurgel X12 ano 1984 ganhar uma aparência de novo. Neste vídeo Tonella acompanha a remoção da tinta antiga e restauração da manta de fibra de vidro. Após essa etapa, o valente brasileirinho estará pronto para receber a massa e…
Numa época de carroças e cavalos, Santos Dumont, o pai da aviação, resolve trazer para as esburacadas ruas do País o primeiro veículo movido a gasolina. Mas este não foi o automóvel placa 01, nem foi o autor do primeiro acidente automobilístico. Leia e saiba…
Uma trinca no bloco do motor exigiu cuidados da equipe Retifort na retífica do motor do Gurgel X12 ano 1984 que estamos acompanhando desde o fim do ano passado. Acompanhe e assista mais esta etapa da restauração do sobrevivente da única fábrica de automóveis genuinamente…
Enquanto o motor está nas máquinas e bancadas da retífica, a carroceria do Gurgel X12 1984 vai recebendo os reparos no chassi e sendo preparado para a pintura. Marcelo Tonella mostra no vídeo deste mês as providências para que a restauração elimine problemas no encaixe…
Em 1974 a fabricante de veículos Gurgel lançou seu projeto de carro elétrico: o Itaipu, o primeiro da América Latina, uma ideia que viria a ser assumida pelas grandes montadoras só no século 21.
Com 30 metros de comprimento, dois motores e 26 rodas, a limusine American Dream consta no Guinness Book como o maior carro já produzido. Um gigante com muito conforto e que exigia dois motoristas para ser conduzido.
O valente brasileirinho ainda está na UTI do Tonella. Enquanto uma equipe toma conta da restauração da carroceria que foi para a funilaria e pintura, a parte mecânica passa por avaliação e recuperação. O motor seguiu para avaliação em retífica especializada, enquanto os kits de…
A partir deste segundo semestre você tem um novo programa: acompanhar no Canal Sabó no Youtube o trabalho do técnico Marcelo Tonella na restauração do Gurgel X12 1984. Anote e acompanhe! Você que já se acostumou a assistir nossos vídeos técnicos e informativos no Canal…
O primeiro retentor desenvolvido pela Sabó, em plena Segunda Guerra Mundial, era de couro. Consegue imaginar para qual tipo de veículo e montadora ele foi criado?
Algumas vez você já teve a curiosidade de pesquisar quantas peças são utilizadas para montar um automóvel? Esse número não é fixo, com certeza, pois varia de um modelo para outro, mas no mínimo, um automóvel é formado por cerca de 4 mil componentes, fornecidos…
Entre as maiores juntas de motor fabricada pela Sabó, ela tem mais de um metro de comprimento…