Projeto Gurgel: Agora vai! E vai com Sabó…

Carroceria Ok, chassis Ok, Pintura Ok. Tudo pronto para a parte principal do coração desta restauração histórica do Gurgel X12: o motor. Já temos o cabeçote e bloco retificados e prontos para receberem os demais componentes e, é claro, sempre utilizando os produtos SABÓ que…

Quais seus atores de quatro rodas favoritos?

Não é de hoje, que os automóveis têm roubado a cena de alguns filmes do cinema e seriados de TV. Quem não se lembra do Match 5 dos desenhos e filme do Speed Racer ou, mais recentemente, do Bumblebee, da sequência dos Transformers? Alguns, como o Match 5, nunca existiram de verdade, outros são modelos de série ou adaptados para fazer sucesso nas telinhas e telonas. Vamos conhecer alguns deles?

Nosso Gurgel não está pronto, mas está em marcha para as ruas

O Gurgel X12 ano 1984 ainda não está pronto para voltar a rodar, mas alguns problemas estruturais que atrapalhavam o engate das marchas foram resolvidos.

Projeto Gurgel: cuidado! Cenas explicitas de nudez…

É isso mesmo. Nosso Gurgel X12 ano 1984 ficou peladinho. Sem motor, rodas, acessórios e sem pintura nenhuma. Podemos dizer que ele foi um modelo de fibra (de vidro, é claro), pois muitos não aguentariam toda essa exposição. Assista e veja os detalhes da restauração…

Reciclagem automotiva: um bom negócio para a economia e para o meio ambiente

A idade média de um automóvel no Brasil era de nove anos e seis meses em 2019, sendo que um terço da frota tem mais de 10 anos. Estes números revelam um problema preocupante: o que fazer com tantos carros envelhecidos? A resposta: reciclagem automotiva!

Projeto Gurgel: uma visita antes da pintura do X12

Já está quase na hora do Gurgel X12 ano 1984 ganhar uma aparência de novo. Neste vídeo Tonella acompanha a remoção da tinta antiga e restauração da manta de fibra de vidro. Após essa etapa, o valente brasileirinho estará pronto para receber a massa e…

Quem foi o dono do primeiro carro no Brasil?

Numa época de carroças e cavalos, Santos Dumont, o pai da aviação, resolve trazer para as esburacadas ruas do País o primeiro veículo movido a gasolina. Mas este não foi o automóvel placa 01, nem foi o autor do primeiro acidente automobilístico. Leia e saiba…

Projeto Gurgel: retífica do motor começa mal, mas termina bem

Uma trinca no bloco do motor exigiu cuidados da equipe Retifort na retífica do motor do Gurgel X12 ano 1984 que estamos acompanhando desde o fim do ano passado. Acompanhe e assista mais esta etapa da restauração do sobrevivente da única fábrica de automóveis genuinamente…

Projeto Gurgel vai ganhando aparência de carro novo

Enquanto o motor está nas máquinas e bancadas da retífica, a carroceria do Gurgel X12 1984 vai recebendo os reparos no chassi e sendo preparado para a pintura. Marcelo Tonella mostra no vídeo deste mês as providências para que a restauração elimine problemas no encaixe…

primeiro carro elétrico

Primeiro carro elétrico foi brasileiro

Em 1974 a fabricante de veículos Gurgel lançou seu projeto de carro elétrico: o Itaipu, o primeiro da América Latina, uma ideia que viria a ser assumida pelas grandes montadoras só no século 21.

Conheça o carro mais longo do mundo

Com 30 metros de comprimento, dois motores e 26 rodas, a limusine American Dream consta no Guinness Book como o maior carro já produzido. Um gigante com muito conforto e que exigia dois motoristas para ser conduzido.

Projeto Gurgel começa com desmontagem da carroceria

O valente brasileirinho ainda está na UTI do Tonella. Enquanto uma equipe toma conta da restauração da carroceria que foi para a funilaria e pintura, a parte mecânica passa por avaliação e recuperação. O motor seguiu para avaliação em retífica especializada, enquanto os kits de…

A Sabó participa da restauração de um ícone dos automóveis nacionais.

A partir deste segundo semestre você tem um novo programa: acompanhar no Canal Sabó no Youtube o trabalho do técnico Marcelo Tonella na restauração do Gurgel X12 1984. Anote e acompanhe! Você que já se acostumou a assistir nossos vídeos técnicos e informativos no Canal…

Qual foi o primeiro retentor fabricado pela Sabó?

O primeiro retentor desenvolvido pela Sabó, em plena Segunda Guerra Mundial, era de couro. Consegue imaginar para qual tipo de veículo e montadora ele foi criado?

Você sabe quantas juntas tem seu automóvel?

Algumas vez você já teve a curiosidade de pesquisar quantas peças são utilizadas para montar um automóvel? Esse número não é fixo, com certeza, pois varia de um modelo para outro, mas no mínimo, um automóvel é formado por cerca de 4 mil componentes, fornecidos…

Você sabe qual a maior junta fabricada pela Sabó?

Entre as maiores juntas de motor fabricada pela Sabó, ela tem mais de um metro de comprimento…